quinta-feira, 1 de março de 2012

Recuperação - Paralisia Facial

Oi minhas Lindas GGarotas como estão? Não me canso de agradece-las por cada uma das visitinhas :)
O que seria do blog sem o carinho de vocês né...
Bom hoje vim falar sobre mim.. Na verdade desde sexta-feira passada a noite estou com uma paralisia facial, no lado esquerdo do meu rosto. Depois de ir no Plantão na sexta a noite e sábado durante o dia, fui conseguir encaminhamento para um Neurologista só na terça de manhã. --'
É uma "rapidez" esse sistema de saúde no nosso Brasil que dá até medo, se fosse algo mais sério (misericórdia), dava tempo de ter morrido =/
Mas então desde terça estou tomando meu remédio, usando colírio, só faltou mesmo o Dr ter me encaminhado tbm pra fisioterapia né, mais fazer o que..
Ele também disse que isso provavelmente levará umas 3 semanas para sarar :$ ( Mais em nome de Jesus espero ser antes, pq ñ vejo a hora de voltar a minha rotina: trabalho, facul)

Agora vou colocar um pouquinho sobre PARALISIA FACIAL para vocês que não conheçem, pois ela também pode ser confundida com um início de AVC:

Uma das doenças otorrinolaringológicas de maior impacto na população é, sem dúvida, a paralisia facial periférica. Quando o paciente, de uma hora para outra e sem causa aparente, nota no espelho que sua boca desviou para o lado, um dos olhos não fecha e também não consegue enrugar a testa, já pensa que algo de muito grave lhe aconteceu e que sua vida pode estar correndo perigo, principalmente por saber que um derrame cerebral pode provocar um desvio da boca.
Mas é muito importante diferenciar uma paralisia da face quando a mesma é provocada por um derrame cerebral (AVC), da paralisia que é o tema central deste texto, chamada paralisia facial periférica. A paralisia da face provocada por um AVC é também chamada de paralisia facial central, onde comumente observamos um desvio da boca, sendo que o olho e a testa mantém-se normais. Junto também temos perda de força do braço e perna opostos ao lado do desvio da boca, sendo essa uma doença grave, considerada emergência médica.
Já a paralisia facial periférica é uma doença do nervo responsável pela inervação dos músculos da face, que vão dar a expressão (mímica) da mesma, chamado de nervo facial ou VII par de nervos cranianos. Na paralisia facial periférica, toda a hemiface inervada pelo nervo lesado fica paralisada, não enrugando a testa, não fechando o olho e a boca desviando para o lado sadio. Esta é uma doença benigna, que na maioria dos casos evoluirá para a cura, sem risco de vida ao paciente. Mas a necessidade de um acompanhamento médico precoce é importante para uma boa evolução da doença, bem como a detecção dos casos de mau prognóstico. Várias são as causas de uma paralisia facial periférica, tais como: um trauma na face, uma infecção do nervo facial por vírus ou bactéria, uma infecção de ouvido, pós cirurgia otológica ou da glândula salivar parótida, dentre tantas outras. Mas a causa mais comum (50%) desse tipo de paralisia é desconhecida, sendo chamada de paralisia facial periférica idiopática ou paralisia de Bell; o que se sabe é que ocorre uma inflamação do nervo e o mesmo passa a ter um funcionamento deficiente, como se fosse desligado. A partir daí vão se instalar os sinais acima referidos.
Outros sinais e sintomas podem acompanhar o quadro como: alteração do paladar; diminuição ou aumento das lágrimas no olho que não fecha; formigamento e dor na hemiface acometida.
Qual a maior preocupação do médico após instalada a paralisia facial periférica?
Como o olho do paciente não se fecha por completo, ocorrerá um ressecamento da conjuntiva do olho afetado, com risco de lesão da córnea, havendo a necessidade, já na primeira consulta, de o paciente passar a fazer uso de colírio (um tipo de lágrima artificial) e uma pomada, como proteção ocular.
Como é a evolução da paralisia facial periférica?
A instalação da paralisia normalmente é súbita, mas a melhora se dá de maneira demorada, podendo levar alguns meses, devendo o doente deve ser colaborativo com a terapêutica e, como o próprio termo o designa, paciente.
Alguns testes são necessários para avaliar a vitalidade do nervo. Em 90% dos casos ocorrerá cura total apenas com os cuidados acima referidos, mas em 2% é necessário uma cirurgia que visa abrir o canal ósseo que o nervo facial percorre dentro do ouvido, para que o mesmo possa recuperar-se mais rapidamente. Por isso é o otorrinolaringologista o especialista mais indicado para acompanhar a maioria dos casos de paralisia facial periférica.
Caso não ocorra uma melhora completa do quadro, outros métodos terapêuticos (fisioterapia; cirurgia) podem ser aplicados na tentativa de correção estética e funcional dos movimentos da face.
Resumindo, a paralisia facial periférica é uma doença freqüente, geralmente benigna que, quando acompanhada precocemente com o especialista adequado, tende a cura completa. Caso ocorra seqüela, há métodos terapêuticos que visam minimizá-la, deixando o paciente apto a viver na comunidade.

Fonte: http://www.paralisia.com/paralisia-facial/paralisia-facial.html

---------------------------------------------------------------------------------

Então é isso meninas, conto com as orações de Todas, para que eu possa ficar 100% perfeita, sem sequela alguma... Em nome de JESUS eu CREIO e já tomei posse disso na minha vida
Tenham todas um ótimo diaaa *--* ...  E se cuidem aí tá !!!





5 comentários:

  1. eu me cuido, mas vc tem que se cuidar ai tbm garota.... tomara que melhore logo.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Linda Garota! Estou a 4 dias com paralisia facial de Bell, e gostaria de saber se vc ficou recuperada 100%, achei ótima a sua intenção de esclarecer as pessoas sobre esse mal tão terrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ANONY, meu sincero PERDÃO, só fui ler sua msg aqui no blog hoje (09/03/13).. Eu meio que abandonei meu cantinho aqui :(
      Mas então... posso te dizer que me considero no minimo 99% recuperada *---------* GRAÇAS A DEUS!!
      E vc.. já melhorou??

      Excluir
  3. Jessica você se recuperou?

    Como está seu quadro hoje? Você fez fisioterapia? Quem já teve tem mais chances de voltar a ter?

    Parabéns pelo otimo post!

    Até!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oláá João (Antes de tudo quero me desculpar pela demora em responder, ok)
    Então GRAÇAS A DEUS me recuperei sim, mesmo o médico dizendo que na maioria dos casos os pacientes só conseguem voltar a 70% do estado normal, outros 80% e assim por diante. Eu tive a graça de voltar no mínimo a 99% (FELIZ D+++). Fiz fisioterapia sim, mais foram pouquíssimas sessões, foram apenas 3 ou 5 não me recordo muito bem...
    E sobre a pessoa que já teve ter MAIS probabilidades de ter outra vez, NÃO que ela seja um "alvo" mais fácil, ela terá a mesma probabilidade que outro qualquer indivíduo. Mas é possível SIM ter novamente, e corre o risco talvez de ser ainda pior do que a primeira vez... É preciso cuidar ao extremo...

    Atéé João Paulo.. Bjo*

    ResponderExcluir