segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30 coisas para se fazer quando estiver triste...

Ei meniinas, td bem? Como foi o FinDiSemana? Post hoje é da Biiah então borá ir com ela...

Eu acredito de verdade que um dos grandes benefícios do evangelho de Jesus em nossas vidas é que, ao contrário de como andávamos antes de nos entregar ao Pai, temos uma alegria que não é circunstancial! Uma alegria que muitas vezes supera raciocínios lógicos, uma alegria que aparece mesmo quando a vida mais parece nos esmagar. Até bem pouco tempo isso me intrigava bastante, mas hoje percebo que essa verdade está à disposição de todos os que crêem.

E claro: mesmo crendo nisso, há momentos em que a tristeza nos olha tão de frente que assusta! E Jesus mesmo disse que no mundo teremos aflições. Mas logo em seguida nos disse também para termos bom ânimo, pois Ele já venceu o mundo por nós!!! (João 16:33)

Então se você anda precisando melhorar o ânimo, existem algumas coisas com as quais você pode se cercar para levantar o humor e fortalecer a fé! Vem comigo!

1- Dê um passeio à pé ou de bicicleta, de preferência por um lugar tranquilo – o importante é tomar um arzinho e arejar as idéias, rs!

2- Doces são coloridos, e fofinhos, e sempre alegram um dia triste. Essa é uma boa hora para experimentar algumas receitinhas.

3- Colha flores em algum lugar onde você possa fazer isso, e coloque em algum lugar que alegre a todos. Pode ser na cozinha, na sala, no seu quarto…

4- Se livre de peças a mais no seu guarda roupa. Abençoe alguém com seus excessos, alguém perto de você pode estar precisando.

5- Sabe as canções, histórias bíblicas e testemunhos que falam sobre a fidelidade de Deus? Mantenha-os por perto! Isso se chama “trazer à memória aquilo que lhe dá esperança”.

6- E sabe o seu diário espiritual? Leia as páginas passadas e perceba o quanto o Pai já lhe foi fiel!   Às vezes estamos confusas quanto à alguma decisão a tomar, e saber o que Deus já lhe falou ajuda a se orientar e não fazer uma grande besteira.

7- Se cuide num banho demorado. Isso não é exatamente um dica ecológica, mas lembre-se que é uma exceção, hehe (fora isso, um banho vapt-vupt pode ajudar a poupar água). Faça uma hidratação nos cabelos, esfolie a pele do corpo, use algum óleo cheirosinho, cuide da pele do rosto…

8- Vai fazer as unhas? Escolha cores alegres!

9- Se for possível invista num perfume novo. É um mimo!

10- Passeie por sites de fotografias bonitas. Pode ser o flickr, o we heart itIsso costuma aguçar a criatividade e tira nosso foco do problema.

11- Escreva uma cartinha pra quem te abençoa (também vale um email carinhoso). Não precisa esperar acontecer algo incrível pra fazer isso, apenas demonstre um pouco de carinho (e lembre-se que o que você plantar, isso colherá).

12- Não abra mão de servir no seu ministério!!! Isso é importantíssimo, mesmo quando estamos passando por momentos dificílimos. É que enquanto você semeia na vida de alguém, Deus trabalha no seu problema.

13- Não sabe como resolver o seu problema, mas conhece uma amiga que você saberia ajudar de algua forma? Então faça-o. Faz parte do princípio acima.

14- Chame suas amigas para uma reuniãozinha de meninas. Vale assistir um filme, inventar algo pra cozinhar, um jogo pra brincar… Estar rodeada de risos e gargalhadas sempre ajuda :)

15- Quando a tristeza chega na nossa beira parece que some toda vontade de cantar pra Deus né? Mas talvez esse seja exatamente o momento em que o nosso louvor seja mais poderoso! Mesmo com o coração doendo muito, abra a boca e cante ao Senhor um novo cântico! Isso se chama “sacrifício de louvor”. 

16- Tente inventar um projeto novo. Pode ser de artesanato, de fotografia…

17- Enquanto coloca ordem nos pensamentos, aproveite para arrumar a bangunça que lhe cerca, hehe! Seja da gaveta de trecos, do guarda roupa entulhado, das suas coisas do colégio / faculdade…

18- Escreva uma carta pra você mesma, “esqueça” dentro de uma gaveta qualquer, e abra num dia do futuro. Fale sobre o que está sentindo, sobre como essa luta está sendo grande, como espera vence-la… Quando abrir essa carta, lembre de escrever uma resposta a ela e novamente guardar. Verá como o problema ficou pequeno, e anotar a forma como Deus a ajudou poderá ser útil em um outro futuro.

19- Renove o visual. Um corte ou uma cor de cabelo nova, uma combinação de roupa que você não costuma usar, um esmalte diferente, um penteado novo!…

20- Eu já passei por dias de lutas terríveis há alguns anos, e não tinha vontade alguma de ir congregar. Quer outra dica? Também não abra mão disso! Deus te fortalece na sua perseverança!

21- Contrarie a vontade de se vestir de cinza, rs! Vista-se com cores alegres =)

22- Não cegue os olhos para ver o quanto é abençoada, apesar da luta que a aflinge! Seja grata por cada benção: os amigos, a família, a providência no tempo certo!…

23- Evite cultivar um coração resmungão, porque é de lá que vem as suas opiniões e falas. Caso tenha uma conta no twitter, saiba que ele é um bom termômetro para saber que tipo de coração você tem cultivado. Leia seus últimos twittes e se avalie!

24- Mexa-se! Exercícios físicos liberam endorfina no organismo, que se não me falha o google, são hormônios que funcionam como um analgésico natural do próprio corpo, inibindo o stress e provocando sensação de bem estar (fonte). Por isso dance, mesmo sem saber dançar, faça caminhadas, ande de bicicleta… Se puder ter ajuda profissional numa academia, melhor ainda!

25- Nunca, jamais, sob qualquer circunstância ouse questionar o amor do Pai sobre sua vida. Ele é dono do único amor que nunca irá desaponta-la! Temos naturalmente a tendência de olhar para cirscuntâncias difíceis e medir o amor de Deus através delas… Mas o amor do Senhor foi provado quando Jesus Cristo nos reconciliou com Deus quando ainda éramos pecadoras (Rm. 5:8)

26- E por falar em cirscunstâncias, lembre que só o Senhor pode lhe falar a verdade sobre sua situação. E Ele irá revelar isso a você se e no tempo que você precisar saber.

27- Procure alguém pra desabafar e orar por você. Pode ser sua líder, alguma amiga sua que também é amiga de Deus, ou até alguma das colaboradoras daqui do Santa Menina (eu mesma me coloco à disposição, precisando é só falar).

28- A tristeza anda persistindo mais do que deveria? Use o seu direito de filha de Deus e grite: “tristeza, sua lambisgóia, suma daqui!!!!”. Momentos de tristeza? Talvez. Uma vida inteira triste? NÃO MESMO!

29-  E por fim: AME! AME! AME!

30- Abuse do item 29, hehe!

Beijoos e uma ótima e abençoada semana.. Bianca Queiróz'
Tirado do Blog Santa Menina

Nenhum comentário:

Postar um comentário